01/12/2017

Desafio Biomas do Brasil

Fonte: Sistema Nacional de Informações florestais
Adaptações: Professor Elton Jean Peixoto

Segundo o IBGE, Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Para os que já estudaram, ou aceitam o desafio de pesquisar sobre os Biomas brasileiros, gostaria de saber quais os biomas identificados com os números.
E para quem quer pesquisar, é só CLICAR AQUI, neste caso eu vou querer que coloque as características de cada um dos Biomas identificados com os números.

91 comentários:

  1. Ramyla Martins Da Silva1 de dezembro de 2017 às 03:46

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

      Excluir
    2. Lucas Menezes da SILVA1 de dezembro de 2017 às 04:49

      O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional).

      Excluir
  2. Fabianny evelyn da silva conceição1 de dezembro de 2017 às 03:46

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 caatinga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

      Excluir
  3. Leticia Pereira da silva e silva1 de dezembro de 2017 às 03:46

    1 Amazônia
    2 cerrado
    3 caatinga

    ResponderExcluir
  4. Claudiana Brito De Oliveira1 de dezembro de 2017 às 03:48

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
  5. Julia Hellen Coelho de Almeida1 de dezembro de 2017 às 03:49

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
  6. Lauryane Fidelis De Aquino1 de dezembro de 2017 às 03:50

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
  7. Daiane Andrade Araújo1 de dezembro de 2017 às 03:50

    1 Amazônia
    2 Cerrado
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
  8. Lucas Menezes da SILVA1 de dezembro de 2017 às 03:51

    1 Amazonia
    2 Cerrador
    3 Caatinga

    ResponderExcluir
  9. Graziele Aguiar Saraiva1 de dezembro de 2017 às 03:51

    1 AMAZONIAS
    2 CERRADO
    3 CAATIGA

    ResponderExcluir
  10. 1 Amazônia 2 Cerrado 3 Caatinga

    ResponderExcluir
  11. Maria Julia Torres da silva1 de dezembro de 2017 às 04:28

    o bioma do numero O1 bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta

    ResponderExcluir
  12. Kassia silva de souza1 de dezembro de 2017 às 04:28

    o bioma do numero 1; O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  13. O primeiro bioma e a amazonia as caracteristicas sao O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  14. O primeiro bioma é a amazônia as característica dele são O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  15. Marcio brito da silva1 de dezembro de 2017 às 04:32

    o bioma de numero 2 e o cerrado e suas características são :O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

    ResponderExcluir
  16. Maria Julia Torres da silva1 de dezembro de 2017 às 04:33

    o bioma de numero 02 e o Cerrado, O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

    ResponderExcluir
  17. Kassia silva de souza1 de dezembro de 2017 às 04:33

    o bioma de numero 2; O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

    ResponderExcluir
  18. Gabriela da silva azevedo1 de dezembro de 2017 às 04:34

    O bioma numero 1 e a amazonia suas caracteristíca são O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  19. Marcio brito da silva1 de dezembro de 2017 às 04:34

    o bioma de numero 1 e amazônia e sua características são :O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  20. Marcio brito da silva1 de dezembro de 2017 às 04:38

    o bioma de numero 1 e a amazônia e suas características são : O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  21. Kassia silva de souza1 de dezembro de 2017 às 04:38

    o bioma de numero 3;A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ultimo, correto também, está pronta para as pesquisas que virão!

      Excluir
  22. Gabriela da silva azevedo1 de dezembro de 2017 às 04:38

    O numero 2 é o serrado sua característica são O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

    ResponderExcluir
  23. Marcio brito da silva1 de dezembro de 2017 às 04:40

    o bioma de numero 3 e a caatinga e suas características são : A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
  24. Maria Julia Torres da silva1 de dezembro de 2017 às 04:40

    o bioma do numero 03,A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
  25. Diogo rodrigo rocha fernandes1 de dezembro de 2017 às 04:44

    o primeiro bioma representa amazonia e suas características que ela representa O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  26. Gabriela da silva azevedo1 de dezembro de 2017 às 04:45

    o terceiro bioma é a caatica A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
  27. O primeiro bioma e a amazonia as caracteristicas sao O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bispo, to sabendo que hoje é seu aniversário, meus parabéns e muito obrigado pelos comentários!

      Excluir
  28. o bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono,

    ResponderExcluir
  29. O primeiro bioma é a amazônia as característica são O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). É formado principalmente por florestas densas e abertas, porém abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras. Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais. Abriga a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    ResponderExcluir
  30. O segundo bioma e o cerrado as caracteristicas sao A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
  31. O segundo bioma é o cerrado as característica dele são O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas. É caracterizado por uma vegetação tipo savana, subclassificada em cerradão (maior porte arbóreo), cerrado, campo sujo e campo limpo, entremeados por matas de galerias, florestas estacionais, campos rupestres e veredas de buritis. O Cerrado possui grande diversidade biológica e presta serviços ambientais essenciais na regulação do ciclo hidrológico. De fato, as cabeceiras das principais bacias hidrográficas do Brasil (Araguaia, Tocantins, Xingu, Tapajós, Paraguai e São Francisco) estão situadas nesse bioma. O Cerrado está fortemente ameaçado pela expansão agrícola desordenada.

    ResponderExcluir
  32. O terceiro bioma é a caatinga as característica são A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólias) e muitas espécies de cactáceas. Apesar de ser uma região semiárida, com índices pluviométricos baixos (entre 300 e 800 milímetros por ano), a Caatinga é extremamente heterogênea, com pelo menos uma centena de diferentes tipos de paisagens únicas, onde se destacam as lagoas ou áreas úmidas temporárias, os refúgios montanhosos e os rios permanentes como o São Francisco. A Caatinga sofre alto grau de degradação ambiental, particularmente no que se refere aos processos de desertificação, e altos índices de pobreza humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia Natiele Dos Santos Pontes1 de dezembro de 2017 às 05:43

      O bioma número 1 corresponde ao bioma Amazônico.
      O bioma número 2 corresponde ao bioma Cerrado.
      O bioma numero 3 corresponde ao bioma Caatinga.

      Excluir
  33. Lais de Souza Barbosa1 de dezembro de 2017 às 05:35

    1 bioma amazônia,
    2 bioma cerrado,
    3 bioma caatinga.
    Lais de Souza Barbosa

    ResponderExcluir
  34. 1 bioma amazônia, 2 bioma cerrado, 3 bioma caatinga.
    Maria Alice Alves Cardoso

    ResponderExcluir
  35. Gabriel bezerra oliveira1 de dezembro de 2017 às 05:38

    1 BIOMA DA AMAZÔNIA,
    2 BIOMA DO CERRADO,
    3 BIOMA DA CAATINGA.

    Gabriel Bezerra Oliveira

    ResponderExcluir
  36. Cris Ellen De Sousa Andrade1 de dezembro de 2017 às 05:38

    O bioma número 1 corresponde ao bioma Amazônico.
    O bioma número 2 corresponde ao bioma Cerrado.
    o bioma número 3 corresponde ao bioma Caatinga.

    Cris Ellen De Sousa Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito bem Cris Ellen, seu esforço em pesquisar foi um sucesso. Obrigado!

      Excluir
  37. Maria Eduarda Ferreira Martins1 de dezembro de 2017 às 05:40

    1 O bioma e Amazônia,
    2 O bioma e Cerrado,
    3 O bioma e Caatinga.

    ResponderExcluir
  38. O 1 corresponde ao bioma amazônico considerado o maior bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, o bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional.

    Abrange os estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

    O clima dessa região é quente e úmido e sua vegetação caracterizada pela floresta fechada com árvores de grande porte.
    Carlos Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Carlos Daniel, muito obrigado pelos comentários, sucesso na quarta avaliação!

      Excluir
  39. Alison Brito Ferreira1 de dezembro de 2017 às 05:42

    1 bioma amazônia
    2 bioma cerrado
    3 bioma caatinga
    Alison Brito Ferreira

    ResponderExcluir
  40. Jerfesson Alan Gomes da Silva1 de dezembro de 2017 às 05:43

    O 1 CORRESPONDE ao bioma amazonia O 2 corresponde ao cerrado e o 3 corresponde ao bioma caatinga

    Jerfesson alan gomes da Silva

    ResponderExcluir
  41. Ana Laura Ferreira Martins1 de dezembro de 2017 às 05:43

    1:O bioma Amazônia abrange uma área de 4,2 milhões de km2 (49,3% do território nacional). Esse bioma abriga vastos estoques de madeira comercial e de carbono, possui uma grande variedade de produtos florestais não madeireiros que permite a manutenção de diversas comunidades locais.
    2:O Cerrado é o segundo maior bioma do País. Ocupa principalmente a região mais central do Brasil e atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados (24% do território). O Cerrado é uma das savanas de maior biodiversidade do planeta e com grande concentração de espécies endêmicas
    3:A Caatinga é o bioma exclusivamente brasileiro. Localizada na região nordeste do país, ocupa área de aproximadamente 845.000 km2, o que representa cerca de 10% do território nacional e se estende por grande parte da região Nordeste e Norte de Minas Gerais. A Caatinga é dominada pela vegetação do tipo "savana estépica", vegetação com predomínio de árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas no período seco (espécies caducifólio) e muitas espécies de cactáceas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Ana Laura, sua resposta ficou muito legal, parabéns pela pesquisa. Sucesso!

      Excluir
  42. O bioma 2 e O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrange os estados do: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

    Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados. O clima predominante no cerrado é tropical sazonal e sua vegetação caracterizada por árvores de de troncos retorcidos, gramíneas e arbustos.Carlos Daniel

    ResponderExcluir