terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mapa em Publicação da Secretaria de Assuntos Estratégicos - Presidência da República

Sinto-me muito honrado, em ter um Mapa por mim elaborado, publicado no documento “Projeto para a Amazônia no século 21: desafios e contribuições”. O referido mapa aparece na página 64 em um texto elaborado pela renomada Geógrafa Bertha K. Becker.

A publicação completa pode ser visualizada acessando o site da Secretaria de Assuntos Estratégicos (http://www.sae.gov.br/site/), como mostra a figura abaixo no círculo em vermelho, ou pode ser baixada direto do site do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) (http://www.cgee.org.br/)

Documento em PDF clique aqui



Veja o mapa publicado abaixo:



quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Embrapa Monitoramento por Satélite entrega imagens de alta resolução do Haiti ao Presidente Lula

Nota do Blog: Novamente a geotecnologia se apresenta à sociedade, mostrando todo seu potencial no que concerne a ajuda humanitária. Com estas informações obtidas remotamente será possível planejar holisticamente intervenções nas áreas mais estratégicas para o ordenamento das ações de reconstrução das áreas atingidas.

A Embrapa Monitoramento por Satélite entregou na segunda-feira (18) para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades do Governo Federal, uma série de imagens de satélite de alta resolução do Haiti, geradas no dia seguinte ao terremoto que assolou o país.

As imagens representam os primeiros resultados do monitoramento orbital dos impactos do terremoto e atendem a uma solicitação da Presidência da República, de caráter de urgência.

Os resultados foram entregues pelo pesquisador da Unidade que coordena a ação, Evaristo de Miranda, e pelo engenheiro cartógrafo Wilson Holler. Obtidas pelo satélite GeoEye-1, com 50 centímetros de resolução, as imagens retratam impactos ocorridos na área urbana, nos terminais e portos, nas telecomunicações e em diversas instalações e infraestruturas do país e devem apoiar as ações de ajuda humanitária e da Força de Paz no Haiti.

Para o Ministério da Defesa, foram gerados arquivos digitais com imagens adquiridas desde 2004 até as mais recentes, mapas e pares de imagens tratadas pela Unidade, arquivos prontos para envio imediato ao Haiti, bancos de dados geocodificados sobre alvos prioritários e toponímia. Algumas das imagens de bairros e outras localidades da cidade de Porto Príncipe também foram impressas na forma de pôsteres e apresentadas ao embaixador do Haiti em Brasília, Idalbert Pierre-Jean, num encontro organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O embaixador solicitou uma cópia dessas imagens para enviá-las ao Presidente do Haiti, René Préval.

Os produtos gerados a partir das imagens orbitais sobre os impactos do terremoto foram utilizados, no mesmo dia, durante reunião do Gabinete de Crise, coordenado pelo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR), Jorge Armando Felix. O Gabinete de Crise foi instituído pelo governo brasileiro para coordenar a ajuda ao Haiti.

Uma ênfase particular foi dada aos impactos do terremoto na infraestrutura de portos e terminais. O Subchefe de Comando e Controle do Estado Maior da Defesa, Contra-Almirante Paulo Zuccaro, que coordena as operações de apoio à MINUSTAH, solicitou ainda o imageamento em alta resolução da região de Gonaives e de outros pontos operacionais no país e junto à República Dominicana. Mais de 30 pessoas participaram da reunião, de diversas instituições envolvidas com a crise do Haiti, como o próprio GSI, Ministério da Defesa e das Relações Exteriores, entre outros.

Fonte: Embrapa

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010



















Perfeita esta charge... parabéns ao autor Wilmarx